Sex, 20 de novembro de 2015, 13:12

Agradecimento a todos que abraçaram o "Por dentro da UFS" dentro das Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão

Dentro da semana de Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão, a PROGRAD, através do projeto “Por dentro da UFS” apresentou à sociedade sergipana atividades culturais e acadêmicas que ressaltam o Ensino e o elo entre os componentes do tripé acadêmico das universidades federais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Este elo assegura a motivação central das instituições universitárias, que é fortalecido pela reflexão resultante das atividades desenvolvidas no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Ensinar é o ponto inicial da elaboração do conhecimento e se fortifica nas atividades de pesquisa e de extensão, na medida em que, nestas atividades indissociáveis, é possível ter uma visão menos ingênua sobre a realidade. Nessa lógica, a UFS não desconsidera a importância de desenvolver e manter o elo entre Ensino, Pesquisa e Extensão e, especialmente para a PROGRAD, o Ensino se configura como primeiro pilar desse movimento interno.

Neste sentido, no período de 9 a 13 de novembro/15 o "Por Dentro da UFS"/PROGRAD, em parceria com Secretaria de Estado de Educação/SEED, se somaram às atividades das Ações Integradas, desenvolvendo um leque de atividades para o público do Ensino Médio, contabilizando 842 alunos, distribuídos nos 1º, 2º e 3º anos dos Colégios Estaduais Djenal Queiroz, Petrônio Portela, Felisbelo Freire, Barão de Mauá, Antônio Fontes Freitas, Monsenhor Olímpio Campos, Alfredo Montes, Costa e Silva, Elísio Carmelo, Gilberto Freire, Atheneu,Dom Luciano e Hamilton Alves Rosa.

Em nome da PROGRAD, agradeço aos professores que abraçaram o projeto e compareceram abrilhantando com competência e carisma, as conversas sobre temas atuais e pertinentes ao público: Jonatas Silva Meneses -Pró-Reitor de Graduação/PROGRAD, Josadac Bezerra dos Santos/ Departamento de Ciências Sociais, Henrique Schneider do Departamento Ciência da Computação, Lavínia Teixeira Machado do Campos da Saúde-Lagarto e a Academia Sergipana de Ballet, aos bailarinos convidados e suas alunas, Edilson do Nascimento/DAA, Mônica Cristina Silva Santana/Campos de Itabaiana, Israel Barnabé – Coordenador de Relações Internacionais- POSGRAP/UFS/Departamento de Relações Internacionais, Admilson de Ribamar Lima Ribeiro/Departamento de Computação, Luiz Adolfo de Mello/Departamento de Física e seus alunos, Marcos Ribeiro de Melo/Departamento de Psicologia, Gilson Rambelli/Departamento de Arqueologia, Luiz Marchiotti Fernandes/Diretor da Biblioteca Central, Susana de Oliveira Santana/Psicóloga - Coordenadora da Divisão de Ações Inclusivas-DAIN/PROEST, Roberta Lima do Colégio Americano Batista, alunos da disciplina Informática Educativa/2015.1 sob a orientação do Prof. Henrique Schneider, aos estudantes timorenses PEC-G, a SEED, ressaltando as professoras Maryvan Silveira e Fernanda Araújo e, em especial, à presença dos alunos do Ensino Médio, os aspirantes universitários, público permanente do "Por Dentro da UFS", o qual fora gestado e desenvolve suas atividades no sentido demostrar as especificidades da UFS e seu modo próprio de fazer ciência e arte. Também agradeço aos colegas da secretaria da PROGRAD, em especial Talysson e Thiago, aos bolsistas Lucas e Camila e finalmente, a ASCOM e a Rádio UFS pelo atendimento competente e pontual.

Um abraço a todos na certeza de continuarmos com a parceria visando bons resultados.

Links do evento:

Link de Vídeo produzido pelas alunas Jéssica França e Maria Belfort, alunas do 7º período do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFS. > https://www.youtube.com/watch?v=ct5HKTMWIfE.
O trabalho foi requerido pelo professor da disciplina de Telejornalismo II, Jimmy Mendonça.

Geovânia Carvalho

Pedagoga
Coordenadora DIADE/DEAPE/PROGRAD/UFS
Coordenadora "Por Dentro da UFS"