Sex, 23 de fevereiro de 2018, 16:07

Servidor Cidadão é marcado pelo lançamento de livro sobre a coluna vertebral
Evento reuniu o público na Sala dos Conselhos, na Reitoria
Segundo a OMS, cerca de 80% das pessoas sofrem de dor de coluna. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)
Segundo a OMS, cerca de 80% das pessoas sofrem de dor de coluna. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

A dor de coluna é um problema comum na vida da população mundial – segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas sofrem do mal. Cercada de mitos, a complicação tende a ser administrada pelo paciente de duas maneiras distintas: ignorar o problema ou se autodiagnosticar.

Veja as fotos do evento.

Foi pensando nisso que o professor Miburge Bolívar Gois Júnior, do Departamento de Fisioterapia (DFT), transformou sua preocupação no livro “Desvendando os segredos da coluna vertebral”, lançado na manhã de ontem, 22, em mais uma edição do Programa Servidor Cidadão, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Na ocasião, Miburge contou sobre o processo de criação da obra e qual era seu principal objetivo ao escrevê-la. “O livro traduz conceitos complexos da linguagem médica para uma linguagem objetiva e, embora essa comunicação seja simples, ela não é simplificada”.

O autor desmitifica ao longo dos capítulos as mitologias populares que foram construídas sobre os problemas mais comuns ligados a coluna. “Nós precisamos aprender a ouvir o nosso corpo, mas devemos também atentar para o risco do autodiagnóstico”, alertou aos servidores que estavam no evento.

O livro aborda temas como: conhecimento corporal, evidências clínicas e científicas, aspectos interdisciplinares, ética profissional, orientações preventivas, funcionalidade e qualidade de vida.

“Todos podem aproveitar as orientações preventivas posturais, entender como a coluna funciona, saber como descrever a dor para o profissional. Tudo isso é importante para que as pessoas que têm problema de coluna aprendam a conviver com isso da melhor maneira possível ou tentem melhorar, e as que não têm aprendam a fazer a prevenção”.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Sex, 23 de fevereiro de 2018, 16:18
Notícias UFS