Qua, 15 de agosto de 2018, 17:21

Promoção da comunicação não violenta é tema de debate
Ação proporcionou a pintura de ambiente pichado
Professores e alunos se reúnem na praça da Didática I para discutir a comunicação interpessoal na universidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Num contexto em que o uso da pichação com o objetivo de denegrir um indivíduo, e/ou deteriorar um patrimônio, aliado à ausência do diálogo trazem consequências negativas, o Departamento de Psicologia (DPS) fomentou, na semana passada, um debate sobre a comunicação não violenta. O evento ocorreu nas imediações da Didática I do campus de São Cristóvão e contou com a participação de alunos e professores.

Além da discussão sobre a promoção do diálogo como a melhor maneira de solucionar conflitos, alguns espaços da instituição transformaram-se em telas para disseminação da construção de relações saudáveis. As pinturas foram autorizadas e feitas por cima de pichações, com intuito de ressignificar os atos.

Confira todas as fotos do evento aqui.

Com autorização, alunos pintam espaços da universidade para sobrepor pichações

Para Julian Tejada, chefe do DPS, um dos objetivos do evento foi provocar a reflexão. “O debate tentou mostrar uma possibilidade de discutir, pensar e realizar uma comunicação entre discentes e docentes para que não utilizem meios, como a pichação, para tentar macular a imagem de alguém. A proposta é tentar aproveitar a situação para que possamos refletir e falar a respeito das coisas que estão acontecendo”, conta.

Chefe do departamento de Psicologia, Julian Tejada, expõe que um dos objetivos do debate é a reflexão da atualidade

No mesmo espaço, o evento possibilitou, também, a análise da importância de se construir uma boa relação.

“É importante pensarmos quais as vias que utilizamos para criar uma aproximação entre os professores e os alunos, pois a nossa formação, a construção do departamento e de toda vida acadêmica vai passar por essa relação”, afirma a estudante do 7º período de Psicologia, Tayná Oliveira.

Tayná Oliveira, estudante de Psicologia, relata sobre a importância das relações saudáveis tanto no ambiente acadêmico quanto fora dele

Memorial da Democracia

O Memorial da Democracia do campus de São Cristóvão, inaugurado em 7 de setembro de 2017, sofreu – e sofre – com atos ilícitos que perpetuam a comunicação violenta na sociedade.

Para o presidente da Comissão de Ética, Fred Amado, isso se dá porque algumas pessoas acabam confundindo e esquecendo alguns conceitos, como: a liberdade de expressão, a ética e o excesso.

Além disso, ele conta que os crimes de dano contra o patrimônio público, como as pichações, “são um grito que poderia ser dito de outra forma, visto que existem maneiras políticas de expressar opinião”.

Segundo o art. 163 do Código Penal Brasileiro, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia prevê multa ou pena de detenção de um a seis meses.

Monumento do Memorial da Democracia, inaugurado ano passado, tem sido alvo de pichações (Foto: Arquivo)

Atualizado em: Qua, 15 de agosto de 2018, 18:33