Qui, 11 de outubro de 2018, 09:39

Capes aprova dois cursos de doutorado e um de mestrado profissional da UFS
Cursos são em Filosofia, Psicologia e Segurança, Sociedade e Políticas Públicas; resultado foi divulgado no último dia 5

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou novos cursos de pós-graduação da UFS: dois doutorados (Filosofia e Psicologia) e um mestrado profissional (Segurança, Sociedade e Políticas Públicas). O resultado foi divulgado no último dia 5.

Visite os sites dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFS

O doutorado em Filosofia terá, a princípio, duas linhas de pesquisa: Filosofia da História e Modernidade; e Conhecimento e Linguagem. Segundo o coordenador do programa, professor Evaldo Becker, o processo ainda está sendo oficializado com a Capes, porém os temas tratados nas linhas de pesquisa vão englobar política, estética, teoria do conhecimento, lógica, dentre outros.

A previsão é de que o edital para 15 vagas seja liberado em 2019.1 para ingresso em 2019.2. “Desde 2012, nosso programa de mestrado tem dado bons resultados e, na primeira vez que a gente tenta o doutorado, já conseguimos aprovação. [...] Estamos com uma boa perspectiva para ver o diálogo da Filosofia com essas outras áreas”, diz Evaldo.

De acordo com professor Eduardo Cunha, coordenador do programa de Psicologia, a primeira turma do doutorado deverá ter início no primeiro semestre do próximo ano. Serão três linhas de pesquisa: Conflito Intergrupal: Processos Identitários e Racismo; Psicanálise e Cultura Contemporânea; e Saúde e Desenvolvimento Humano.

“Ampliam-se as possibilidades de intercâmbio e de cooperação tanto no âmbito nacional, com instituições de ponta e programas de notas 6 e 7 do nosso país, quanto com universidades estrangeiras, o que, aliás, é algo que nós já investimos bastante e que apareceu com destaque no resultado da avaliação da Capes”, afirma Eduardo.

Segundo a professora Christine Jacquet, do mestrado profissional em Segurança, Sociedade e Políticas Públicas, a aprovação do curso é resultado do "trabalho de mais de dez anos da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) na UFS, estrutura montada pelo Ministério da Justiça. É a consolidação de toda a história da Renaesp em Sergipe".

O mestrado, realizado em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MP-SE), vai ofertar 20 vagas: 10 para o MP-SE e 10 para a comunidade. Ainda não há previsão para lançamento do edital.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, “a aprovação do mestrado profissional consolida a experiência demonstrada pelos grupos de pesquisas da UFS envolvidos em estudos relacionados à violência, criminalidade, cidadania e direitos humanos”.

Ainda segundo o pró-reitor, desde 2006, quando a UFS passou a integrar a Renaesp, a universidade tem realizado cursos de extensão neste campo em parceria com diversas instituições, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o MP-SE e o Governo do Estado de Sergipe.

A UFS teve na última avaliação quadrienal da Capes cinco cursos com elevação da nota: Sociologia obteve nota 5 e Odontologia, Letras, Filosofia e Psicologia ficaram com 4.

Matéria atualizada às 15h47 de 11/10 para acréscimo de informações.

Atualizado em: Qui, 11 de outubro de 2018, 15:15