Qui, 16 de maio de 2019, 15:59

Reitor apresenta números da UFS na Assembleia Legislativa do estado
Sessão Especial ocorreu nesta quinta, 16
A visita ao plenário contemplou ainda o tema da defesa da universidade pública ante o contingenciamento de recursos por parte do MEC (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O reitor Angelo Roberto Antoniolli apresentou na manhã desta quinta, 16, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), dados sobre a reestruturação e expansão da Universidade Federal de Sergipe nos últimos anos e sobre o impacto social e econômico da instituição no estado por meio de seus seis campi e dois hospitais.

Confira o vídeo com a cobertura da Produtora UFS.

A visita ao plenário contemplou ainda o tema da defesa da universidade pública ante o bloqueio de recursos de custeio e investimento por parte do Ministério da Educação (MEC) na ordem de 30%, o que pode vir a comprometer o funcionamento da instituição ainda este ano.

Apresentando a atuação e presença da universidade, Angelo conclamou os deputados estaduais a trabalharem junto à bancada federal em favor do que chamou de “patrimônio imaterial do povo sergipano”.

“A universidade cumpre um papel social importantíssimo. Assentada no tripé ensino, pesquisa e extensão formamos 70% de todos os professores do estado, 90% dos mestres e doutores e temos aproximadamente 400 projetos de extensão voltados para a sociedade. Vale a pena investir na UFS”, disse o reitor.

Tribuna

Da tribuna, diversos deputados elogiaram o trabalho e as experiências exitosas desenvolvidas pela universidade e manifestaram solidariedade e apoio à instituição. Dentre eles, Iran Barbosa afirmou ser a prova viva de que a universidade pública alcança as camadas mais baixas da população e “possui não só uma contribuição para o desenvolvimento econômico e social, mas também para o desenvolvimento da democracia, do debate público, da pluralidade de ideias, em nosso estado”.

O deputado Zezinho Sobral se comprometeu a ser "leal" à Universidade Federal de Sergipe, afirmando colocar seu mandato à disposição da sociedade sergipana no compromisso com a educação pública.

Aprovada por unanimidade através de requerimento apresentado pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, a Sessão Especial contou ainda com os deputados Adailton Martins, Capitão Samuel, Gilmar Carvalho, Doutor Samuel, Georgeo Passos, Dilson de Agripino, Ibrain Monteiro, Maria Mendonça, Luciano Pimentel, Diná Almeida e Zezinho Guimarães.

Bloqueio

A respeito do bloqueio de recursos para custeio e investimento, o reitor alertou para o risco de desemprego no estado e paralisia da instituição. “É com esse dinheiro que pagamos o serviço de vigilância, o contrato de limpeza, a conta de energia elétrica. Temos uma reunião na próxima semana com o ministro da Educação, na qual os reitores das 63 federais irão discutir os destinos das universidades para ter clareza da nossa luta”.

Atualizado em: Sex, 17 de maio de 2019, 18:13