Sex, 18 de outubro de 2019, 14:21

Estudantes da UFS participam de competição de nautimodelismo na UFSC
Equipe Tortuga Nautidesign conquista o 8º lugar geral
Integrantes da equipe Tortuga Nautidesign (foto: arquivo pessoal)

Estudantes da UFS ficaram em 8º lugar geral no Desafio Universitário de Nautimodelismo (Duna) que aconteceu em agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com a participação de 28 equipes, sendo duas do Peru, totalizando cerca de 250 alunos, a equipe Tortuga Nautidesign conquistou o 1º lugar em duas das sete provas da competição (cabo de guerra e tomada de velocidade).

O Duna é um evento desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Naval da UFSC. A competição de Nautimodelismo consiste no ato de construir embarcações em pequena escala.

Para essa competição, a equipe da UFS construiu um barco com a escala reduzida do real, chamado rebocador portuário, para realização de manobras necessárias para atracar em um porto, como os navios de tamanho normal fazem. A disputa é dividida por provas que avaliam a capacidade de cada embarcação: prova de projeto, bollard pull, tomada de velocidade, força, manobrabilidade, corrida e cabo de guerra.

A equipe

Carlos Eduardo (esq.), capitão da equipe, de Engenharia Mecânica, e Nycollas Vitor, de Engenharia de Petróleo, exibem os troféus do Duna.  (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Carlos Eduardo (esq.), capitão da equipe, de Engenharia Mecânica, e Nycollas Vitor, de Engenharia de Petróleo, exibem os troféus do Duna. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O grupo foi criado em 2016 com o fito de trazer algo inovador para o Centro de Competições da UFS, local onde eles desenvolvem os projetos.

Atualmente, recebe a orientação do professor Macclarck Pessoa Nery, do Departamento de Engenharia Mecânica (Dmec). Sua responsabilidade como orientador é ser o suporte para a equipe e a ponte para demandas que existem perante os departamentos e a instituição, além de estar presentes nas reuniões apresentando suas opiniões.

“Como orientador, eu tento deixá-los com o controle das ações”, diz. “A minha expectativa é que mais alunos da Engenharia Mecânica venham fazer parte, que se aumente o interesse dos de casa, como já ocorre com alunos dos outros cursos”, complementa.

Essa não foi a primeira vez que a equipe da UFS participou do Duna. Em 2017 eles ficaram na 12ª colocação dentre 21 equipes e no ano seguinte conseguiram o 13º lugar dentre 27.

Inscrição de novos alunos

UFS ficou em 8º lugar geral dentre 28 equipes. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Projeto do Dmec, o grupo integra alunos de outras engenharias, totalizando 12 membros. “Uma coisa muito legal é que não temos só pessoas da Engenharia Mecânica. A equipe foi criada dentro do Dmec, mas hoje ela tem alunos de diversas engenharias aqui da universidade, então é um trabalho bem interdisciplinar”, relata o capitão Carlos Eduardo, de Mecânica, que usa o chapéu de palha como símbolo da equipe.

Por ser um grupo novo, o reconhecimento ainda não alcançou o que eles almejam na comunidade universitária. Por conta disso, eles começaram a fazer trabalhos de marketing com o intuito de atrair novas pessoas. Eles planejam realizar neste semestre um processo seletivo para novos membros.

As inscrições serão abertas para vários cursos e os interessados passarão por prova e entrevista. “Todo ano há uma renovação, todo ano entram pessoas novas, assim como pessoas antigas saem, então é sempre um ciclo de aprendizado que desenvolvemos no decorrer do ano”, menciona Carlos.

O Duna ocorreu no campus de Joinville da UFSC em agosto. (foto: arquivo pessoal)

Para ingressar na equipe, não há pré-requisito de período. “Unimos elementos novos de várias engenharias, por isso buscamos interdisciplinaridade, independentemente de período temos uma coisa nova para estudar, que é engenharia naval, um curso que não tem aqui na UFS”, explica o capitão do grupo.

O outro integrante Nycollas Vitor defende a ideia de renovação com a entrada de novos participantes. “Esse processo seletivo realmente vai ser uma renovação, algo bom pra agregar no currículo, pois como não temos engenharia naval, conseguimos fazer muito networking na competição, conhecemos pessoas de outros estados, eventualmente de outros países, e buscamos sempre a melhoria”, afirma o estudante de Engenharia de Petróleo.

A equipe Tortuga não recebe patrocínio. Para conseguir ir às competições os custos são por conta dos próprios alunos, que procuram meios de arrecadação financeira para as viagens, assim como para a própria oficina. Os patrocínios garantidos são para a construção dos barcos, e na sua maioria são por meio de serviços.

Centro de Competições

Neste semestre a equipe do Tortuga Nautidesign planeja realizar seleção para novos membros. (foto: arquivo pessoal)

O Centro de Competições da UFS engloba 4 projetos, incluindo a equipe Tortuga Nautidesign, responsável pelo nautimodelismo. Há ainda a UFSAEA, que constrói carro de corrida tipo fórmula, em que o objetivo principal é a velocidade. A Serbaja, que visa planejar e desenvolver um carro modelo off-road para participar de competições regionais e nacionais da Society of Automotive Engineers (SAE) Brasil. E a equipe Araras, que constrói modelos de aviões em que todas as partes do projeto são calculadas e estruturadas de acordo com o regulamento da SAE Brasil.

O centro está localizado no campus de São Cristóvão (ao lado da Ditran). Pode-se contatá-lo através do número (79) 3194-6837.

Acompanhe a equipe Tortuga Nautidesign

Instagram: @tortuganautidesign

Facebook: Tortuga Nautidesign

E-mail: tortuganautidesign@gmail.com