Ter, 19 de janeiro de 2021, 18:29

Energia solar pode reduzir 90% do custo com energia elétrica no campus de Laranjeiras
Reunião tratou sobre a instalação de uma unidade de produção de energia solar no CampusLar
Atualmente são sete projetos em andamento para produção de energia solar nos campi da UFS. (fotos: Ascom UFS)

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe recebeu nesta terça-feira, 19, gestores da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A visita, além de aproximar as duas instituições, teve a finalidade de tratar sobre a instalação de uma unidade de produção de energia solar no campus de Laranjeiras.

De acordo com a reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, a ideia principal é levar energia autossustentável ao campus, assim como já vem ocorrendo em outras unidades da UFS. "É um projeto que traz muitos benefícios para a universidade, mas vamos adotar todos os trâmites necessários, por isso precisamos do aval do Iphan, já que o campus está instalado em um prédio tombado", afirma Liliádia.

Redução de custos

Com o planejamento, a universidade tem capacidade para se tornar a maior geradora de energia limpa do Nordeste

Para o professor Milthon Serna, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS e desenvolvedor do projeto, um dos grandes ganhos está na redução de custos da universidade. "A energia elétrica é um dos insumos mais caros e, com a produção de energia solar, estamos falando de energia limpa, sabendo que mais uma vez a UFS dá um passo a mais em Sergipe para a produção dessa energia", declara Milthon.

"A reunião com o Iphan foi bastante positiva, percebemos grande interesse do Iphan na aprovação do nosso projeto para possibilitar a instalação de um sistema fotovoltaico no Campus de Laranjeiras. Caso haja a aprovação, a economia na conta no campus Laranjeiras pode chegar a 90%, o que pode levar a UFS a ser a maior geradora de energia limpa do Nordeste", complementa Serna.

Reunião aconteceu na superintendência do Iphan em Sergipe

O superintendente do Iphan em Sergipe, Diego Passos, também considerou a reunião positiva. "O papel do Iphan é também se aproximar de instituições como a UFS, que é uma das grandes parceiras do instituto. Vamos dar seguimento e total apoio para que esse projeto possa ser executado da forma mais ágil e segura possível".

Atualmente são sete projetos em andamento para produção de energia solar nos campi da UFS, abrangendo a Didática VII e o colégio de Aplicação (campus de São Cristóvão), o campus de Laranjeiras, a biblioteca do campus de Lagarto, o Bloco D do campus de Itabaiana, o Departamento de Odontologia, no Hospital Universitário, e o Centro de Cultura e Arte (Aracaju).

A visita de cortesia aproxima ainda mais as relações entre UFS e Iphan

Presenças

Além da reitora pro tempore Liliádia Barreto, do superintendente do Iphan em Sergipe, Diego Passos, e do professor Milthon Serna, participaram da reunião o vice-reitor pro tempore da UFS, Pedro Durão, o diretor do campus de Laranjeiras, Gilson Rambelli, e a assessora da superintendência do Iphan, Rafaela Batalha.

Os equipamentos necessários para o projeto já estão na UFS. Nos próximos dias, haverá a instalação de novas unidades nos prédios do Codap e da Didática VII, no campus de São Cristóvão. Dessa forma, ocorre a ampliação do maior parque fotovoltaico de Sergipe abrigado pela UFS.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora