Monitoria

A monitoria é uma atividade didático-pedagógica vinculada aos cursos de Graduação presenciais e a distância que visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de formação discente e a melhoria da qualidade do ensino, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

O Programa é oferecido nas modalidades de Monitoria Remunerada e de Monitoria Voluntária. É desenvolvido mediante execução de atividades de Monitoria Tutorial, com ênfase nas seguintes ações:

-Apoio tutorial a alunos que cursam disciplinas com taxas de retenção e evasão maisfrequentes;

-Atividade de caráter aplicado, cuja participação do monitor constitua suporte a grupos de alunos no tocante à execução de atividades para as quais tenha experiênciaadquirida;

-Parte de um projeto ou programa de ensino de Graduação envolvendo conteúdos disciplinares, multidisciplinares outransversais.

 

São objetivos do Programa:

-Despertar no aluno o interesse pelas atividades relacionadas com o desenvolvimento de habilidades e competências múltiplas em campos diversos e, de forma particular, no magistério;

-Criar condições para o aluno exercitar os conhecimentos adquiridos em sala deaula;

-Promover a melhoria do ensino de graduação através da inter-relação ensino-aprendizagem, com foco na redução das taxas de retenção eevasão;

-Estimular o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à sistematização do trabalho docentee

-Complementar a formação acadêmica do aluno através da experiência vivenciada na atividade deMonitoria.

A Comissão Permanente de Acompanhamento de Monitoria (COPAM) é composta pelos seguintes membros:

  1. Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (DELIB);
  2. Diretor do Departamento de Apoio Didático Pedagógico (DEAPE) e
  3. Coordenador de Planejamento e Avaliação Acadêmica (COPAC).

Cada Centro/Campus constituirá Comissão de Monitoria que apresentará à COPAM a demanda de monitores para as disciplinas, com prioridade para aquelas que apresentarem baixo desempenho acadêmico em termos de aprovação.

As atividades de monitoria são supervisionadas e orientadas por um docente considerado professor orientador.

O total de bolsas de Monitoria depende da disponibilidade orçamentária anual da UFS,  a partir de autorização da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

São requisitos para o exercício da Monitoria:

- Estar regularmente matriculado e cursando, durante todo o período de vigência da bolsa, pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos créditos regulares para o período acadêmico vigente do seucurso;

- Não possuir vínculo empregatício e não receber nenhum outro tipo de bolsa de instituição pública, no caso de MonitoriaRemunerada;

- Ter sido aprovado na disciplina ou conteúdo exigido no Edital de seleção com nota mínima 7,0 (sete);

- Ser aprovado em processo seletivo, tendo por base prova (escrita e/ou prática), conforme definido em Edital de seleção, com no mínimo nota 7,0 (sete)e

- Dispor de 12 (doze) horas semanais para a atividade de Monitoria no turno de realização da atividade.

Os monitores bolsistas e voluntários serão selecionados mediante Edital Público, elaborado e publicado por cada Centro/Campus, conforme calendário sugerido pela COPAM, contendo as condições e os requisitos exigidos para o exercício da Monitoria, destacando-se os documentos de inscrição, data, horário, local de realização da(s) prova(s), critérios de aprovação e classificação, além de plano de atividades do monitor.

A classificação dos candidatos aprovados é realizada de acordo com a média final da prova de seleção, considerando o bônus de 10% na nota final para os alunos cuja renda familiar per  capita seja igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo.

O monitor tem direito a dois créditos em componentes curriculares optativos no histórico escolar para cada semestre do exercício da monitoria, consecutivos ou não, limitado a um máximo de 08 (oito) créditos, bem como ao certificado de Monitoria.

Para maiores informações, entre em contato com o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (DELIB)  localizado no térreo da reitoria ou pelos telefones  (79)3194-7541/6456.

Endereço eletrônico: monitoriaufs@gmail.com.

 

EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE MONITORIA:

NOMEFUNÇÃORAMAL
Fabiane Lima SantosTéc. em Assuntos Educacionais6456

 

FICHA CADASTRAL

TERMO DE MONITOR REMUNERADO

TERMO DE MONITOR VOLUNTÁRIO

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE 12 HORAS

FREQUÊNCIA MONITORIA

Notícias