Ter, 28 de março de 2023, 12:23

Encontro dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar ocorre na UFS
Evento teve apresentação cultural, mostrando a tradição da quadrilha junina em SE
 Os Cecanes têm estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo FNDE. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Até o próximo dia 30 de março, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sedia o 9º Encontro Técnico dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), que são unidades de referência e apoio constituídas nas Instituições Federais de Ensino Superior para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os Cecanes têm estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a coordenadora de gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe, Renata Lopes, a UFS promulgou a criação do primeiro Cecane de Sergipe em 2021 e, devido à notoriedade dos trabalhos apresentados, foi selecionada para receber o encontro em 2023. Participam do evento membros de diferentes Cecanes e integrantes do FNDE, do Ministério da Educação.

Abertura do evento aconteceu no auditório da Did. 7 da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

“Esses centros têm como propósito dar apoio técnico e científico para a rede pública de ensino em relação ao PNAE, que é um programa estratégico no país em termos de segurança alimentar e nutricional para a escola da rede pública e também para as entidades filantrópicas. As universidades se comprometem a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o aprimoramento da gestão da merenda escolar. Esses encontros ocorrem para que os coordenadores tenham a oportunidade de fazer uma troca de experiências e também aprimorar a formação dos próprios Cecanes”, resumiu a coordenadora.

Ela informa que o apoio técnico e científico é prestado aos gestores, às nutricionistas, aos manipuladores de alimentos, professores, pais, conselheiros de alimentação escolar e toda a comunidade escolar envolvida na gestão da oferta da alimentação escolar pública. “Temos hoje aqui representantes de diversas universidades públicas, de institutos federais e coordenadores dos Cecanes, destacando o papel estratégico em relação ao PNAE, com todas as diretrizes em termos da qualidade nutricional da oferta de uma alimentação saudável, sustentável, colaborando para o desenvolvimento local”, complementou Renata Lopes.

9º Encontro Técnico dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar segue até dia 30. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Formação

Para o reitor da UFS, Valter Santana, que esteve na mesa de abertura do evento, apoiar iniciativas como essa, dentro da universidade, favorece também a formação dos alunos. “É muito gratificante para a universidade pública, que tem uma função extremamente importante para a sociedade brasileira, o fomento ao desenvolvimento. É por meio de ações estratégicas como essa que o poder público utiliza a universidade para produzir conhecimento em prol de uma ação que é tão relevante. Então essa é a materialização daquilo que vem a aliar com a qualificação da formação dos nossos alunos. Eu tenho certeza que cada um dos alunos que aqui está, vendo e promovendo uma melhoria dentro do processo, vai ser formado de uma maneira diferente, será um profissional diferenciado e, durante o seu processo de formação, ajudará a transformar a realidade do país”, pontuou o reitor.

O diretor de ações educacionais do FNDE também participou do 9º Cecane. “A diretoria cuida de três políticas da alimentação escolar, que é o objeto do nosso encontro hoje. É com muita satisfação que o FNDE participa do Cecane, acreditando que estamos saindo um pouco do sistema burocrático e convidando a comunidade local, a sociedade civil, a participar das políticas públicas, o que é tão importante para a educação no nosso país”, declarou.

Conforme afirmou a coordenadora geral do PNAE, Solange Castro, é fundamental a participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos estados, Distrito Federal e municípios para garantir a execução do Programa. “É uma alegria muito grande estar aqui, esse é o meu segundo ano de Cecane à frente da gestão, uma iniciativa que sem dúvida é muito importante para ampliar as ações de segurança alimentar”, destacou.

A programação continuou pela tarde desta terça-feira com os temas Avanços da Alimentação Escolar Indígena e Quilombola; Apresentação de Produtos Cecanes com Foco na Alimentação Escolar Indígena e Quilombola; Aleitamento Materno e Alimentação Complementar no PNAE e grupos de discussão.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br