Qui, 05 de outubro de 2017, 11:02

Professora do Departamento de Enfermagem da UFS recebe Medalha do Mérito do Trânsito da Polícia Militar
Confira!

Professora do Departamento de Enfermagem (DEN) e colaboradora do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina (NPME/UFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Edilene Hora Mota leciona na universidade desde 1997. Em conversa, Edilene conta que a enfermagem é de fundamental importância não só na área da saúde, mas de forma mais ampla, pois além de trabalhar com a saúde, também está ligada à educação da população. Para ela a enfermagem só se desenvolve com a interdisciplinaridade. " O conhecimento, o trabalho interdisciplinar da enfermagem ligada à outras profissões é fundamental para a saúde, tornando o trabalho muito mais rico."

Segundo a professora, a essência da enfermagem é o cuidar do ser humano, não só o doente, mas também a pessoa saúdavel, trabalhando assim com a prevenção e promovendo saúde, lidando com todo ciclo vital. Ela também falou sobre o espaço que cada dia mais a profissão de enfermeiro vem conquistando. "Hoje é uma profissão que a demanda por ela é grande, o mercado de trabalho exige. Talvez ainda não esteja valorizada como deveria financeiramente, mas a área de atuação é bem abrangente e tem demanda.".

No segundo período de 2015 com a mudança da grade curricular do curso de enfermagem na UFS, os professores de departamento sugeriram disciplinas optativas e a professora Edilene deu a sugestão de uma que integra a linha de pesquisa do Cuida Trauma, grupo de pesquisa em trauma que ela coordena na universidade. Ela conta que achou importante ministrar uma disciplina na área dos cuidados com o trânsito, principalmente que atualmente é obrigatório o conhecimento sobre o trânsito e prevenção de acidentes, desde o ensino infantil até o univsersitário. "No ensino universitário os alunos estão ou recém habilitados ou prestes a realizar a habilitação, por isso que montei a disciplina Prevenção de Acidentes de Trânsito e Suporte Básico de Vida.".

A disciplina tem 90% da sua grade ligada à prevenção de acidentes de trânsito e só uma pequena parte é o suporte básico de vida. Desde quando foi ofertada, a matéria consegue preencher todas as vagas abertas com alunos da UFS dos mais variados cursos, já que é uma disciplina aberta para todos. A professora conta com entusiasmo que está muito satisfeita com a aceitação e o retorno do conhecimento das pessoas, principalmente com a mudança de comportamento.

Devido ao seu excelente trabalho e desempenho, Edilene já recebeu, em 2016, destaque pela Prefeitura e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju por conta da disciplina Prevenção de Acidentes de Trânsito e Suporte Básico de Vida. Esse ano, ganhou uma Medalha do Mérito do Trânsito da Polícia Militar.

Sobre os prêmios a professora diz que ficou feliz pelo reconhecimento do trabalho e de perceber que consegue alcançar além da universidade e seus muros, que sua satisfção se dá de modo profissional, como educador e não como pessoa. "Acho que o destaque é enquanto professora dessa disciplina. Me senti feliz por ter feito uma proposta de uma disciplina que é importante para sociedade e que deu certo. Me sinto satisfeita não enquanto pessoa, mas enquanto professora e de está desempenhando meu papel como educador.".

Atualizado em: Qui, 05 de outubro de 2017, 11:02