MOBILIDADE ACADÊMICA (ANDIFES)

PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA é resultante de um convênio de 2011 entre as instituições federais consignatárias e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e visa a fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as IFES envolvidas. Assim, o estudante participante tem a possibilidade de cursar componentes curriculares em outras instituições de ensino superior de todo o país.

Para participar, o aluno deve:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação de universidade federal conveniada;
  • Ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem;
  • Ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Destaque-se que este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

A Andifes orienta que as solicitações de mobilidade sejam encaminhadas até 31 de maio e 31 de outubro de cada ano para cada período letivo subsequente. Importante salientar que, nessas datas, o processo já deve ter sido tramitado pelo DELIB e no Departamento do curso ao qual o aluno está vinculado, portanto, o prazo para abertura de processo na UFS é de 90 (noventa) a 45 (quarenta e cinco) dias antes do prazo final de recebimento pela instituição receptora (ou seja, 31 de maio e 31 de outubro de cada ano). Além disso, os alunos da UFS devem encaminhar a documentação para abertura do processo ao DELIB.

A UFS, a partir 2017, passou a receber as documentações em fluxo contínuo e não mais por edital, obedecendo aos prazos da Andifes, aos calendários acadêmicos próprios e aos das instituições de destino. No caso de recebimento de alunos pela UFS, devido à grande divergência de calendários das instituições, ressaltamos que aceitaremos as documentações de alunos externos, conforme prazos estipulados a seguir:

Para Mobilidade na UFS no primeiro semestre de 2024 (2024/1) – o período de inscrições é de 01/07/2023 a 31/10/2023.

Para Mobilidade na UFS no segundo semestre de 2024 (2024/2) — o período de inscrições é de 19/02/2024 a 31/05/2024.

Portanto, não envie documentações fora do prazo, para que seu pedido não seja indeferido.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O aluno é responsável pela busca de informações junto à instituição receptora (de destino) quanto a:

1. documentação específica (além dos documentos solicitados pela UFS);
  2. prazo para envio da documentação;
  3. disciplinas ofertadas no semestre pretendido.
  4. demais informações sobre vida no campus e suporte acadêmico ao aluno em mobilidade (acesso à moradia, restaurante, biblioteca, matrícula, início do semestre, etc.).

Confira aqui as universidades conveniadas ao Programa de Mobilidade Acadêmica/ANDIFES.

Confira aqui o convênio do Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes.

Maiores informações podem ser obtidas por meio do link: http://www.andifes.org.br/mob-academica/

Na UFS, o setor responsável pelo Programa de Mobilidade Acadêmica é o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib) que integra a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Abaixo disponibilizamos o passo a passo  tanto de recebimento, quanto de envio de alunos pelo programa de Mobilidade Acadêmica. Em caso de dúvidas, encaminhe-nos e-mail para o endereço mobilidade@academico.ufs.br ou entre em contato pelos telefones: (79)3194-7540/6456/7171.

PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL (PROMOVER) DA ANDIFES:

Conheça o Programa de Mobilidade Virtual  (Promover) da Andifes no link a seguir:  https://www.andifes.org.br/?p=90415

E-mail para solicitar informações sobre Promover na UFS: promover.ifes@academico.ufs.br

Alunos  enviados pela UFS - mobilidade acadêmica:

2019-2

2019-1

Alunos Recebidos pela UFS - mobilidade acadêmica:

2019-2

2019-1

Alunos  enviados pela UFS - mobilidade acadêmica:

2020.2

2020.1