Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

O projeto pedagógico de curso (PPC) é um documento construído de forma coletiva e democrática que deve refletir e guiar a organização de um curso de graduação e sua concepção de ensino-aprendizagem, contendo diretrizes organizacionais, pedagógicas e operacionais a fim de garantir a qualidade do ensino, a formação específica desejada e a adequação às normas da educação nacional, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas pelo Ministério da Educação, as resoluções internas da UFS e as finalidades institucionais estabelecidas pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Segundo as Normas Acadêmicas da UFS (Art. 37-39), o processo de criação de um curso de graduação será elaborado alternativamente: por Comissão criada pelo Conselho do Departamento diretamente relacionado com a área de conhecimento do curso; por Comissão criada pelo Conselho de Centro, ou  por Comissão criada por ato do Magnífico Reitor. Na decisão final sobre a criação de um curso cabe ao Conselho Universitário (CONSU). Ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (CONEPE) cabe a aprovação do projeto pedagógico, previamente apreciado pela Coordenação de Cursos do Centro e, no caso de educação a distância, também pelo Centro de Educação Superior a Distância (CESAD).

Conforme as Normas Acadêmicas da UFS (Art. 40), o processo de reformulação do projeto pedagógico de curso de graduação já existente será elaborado pelo respectivo Colegiado de Curso, ouvido o Núcleo Docente Estruturante (NDE), sendo que só poderá ser aprovado por deliberação do CONEPE, previamente apreciado pelo Colegiado do Curso, pela Coordenação de Cursos do Centro ou pelo Centro de Educação Superior a Distância, consubstanciado em parecer técnico do DEAPE/PROGRAD, que presta assessoramento didático- pedagógico, atualmente através de sua Divisão de Análise Pedagógica – DIAP. O processo organizacional de análise da DIAP está organizado no diagrama disponível em link nesta página.

Para contribuir com esse processo, disponibilizamos alguns instrumentos nos links abaixo, entre eles o check-list que contém os principais itens que devem constar em um PPC e as normativas que devem ser observadas. Recomenda-se que os itens sejam checados antes do envio do PPC à DIAP. Também estão disponíveis as Orientações para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que contém descrição de cada parte do PPC e modelos das resoluções. 

 
 

CHECK-LIST CONFERÊNCIA DOS PROC. DE REFORMULAÇÃO DOS PROJ. PED. CURSOS DE GRA. DA UFS - 2024

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

FLUXOGRAMA DE ANÁLISE DE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC