Programa de Educação Tutorial - PET

 

O Programa de Educação Tutorial - PET - é um programa de excelência que se compromete a aprimorar os cursos de graduação. Os pilares para o seu funcionamento consistem no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, pontos primordiais no desempenho das atividades acadêmicas.

São alguns dos principais objetivos do PET: promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa; estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando formar profissionais críticos e atuantes. Outras características relacionadas ao Programa incluem: atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

Cada grupo PET conta com um conjunto de no máximo 12 bolsistas remunerados e um professor-tutor. Alunos voluntários também são aceitos, caso seja necessário. A renovação dos bolsistas é feita por meio de processo seletivo.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão do curso; ao tutor, o período permanência é de no máximo seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

A Universidade Federal de Sergipe conta atualmente com cinco grupos PET, nos cursos de História, Serviço Social, Enfermagem e Geografia (Campus de Itabaiana), além do PET Conexão de Saberes.

 

Sites de alguns grupos PET da UFS:

Grupo PET de Enfermagem - UFS

Grupo PET de História - UFS

Grupo PET Educação - Conexão de Saberes - UFS

 

Lei 11.180, de 23 de setembro de 2005, que institui o Programa de Educação Tutorial - PET