PRODOCÊNCIA

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior. Criado em 2006, pelo MEC, o Prodocência financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.

O programa tem como objetivos:

- contribuir para a elevação da qualidade da educação superior;

- formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país;

- dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior;

- propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes;

- apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica.

A UFS atuou no Prodocência em 2008, com o projeto "Desafios da formação de professores para o Século XXI: a construção de um novo olhar sobre a prática docente". Participaram dele os cursos de Ciências Biológicas, Física, Geografia e Pedagogia (Campus Itabaiana); Matemática, Química e Educação Física (Campus São Cristóvão).

Em 2010, a UFS conseguiu a aprovação de nova versão do programa - o projeto "Desafios da Formação de Professores para o Século XXI: O que deve ser Ensinado? O que é aprendido?". Desse projeto, cuja execução se estenderá até 2012, participam os cursos: Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática e Química (Campus Itabaiana); Artes e Design, Ciências Biológicas, Física, Música e Pedagogia (Campus São Cristóvão).

-----

Notícias