Qua, 20 de junho de 2018, 09:31

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (Enade) 2017
.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.Seu objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).O Enade é componente curricular obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar.

O exame acontece todos os anos, no entanto, cada curso é avaliado a cada três anos, dentro do calendário trienal do Sinaes. Em 2017 foram avaliados os cursos integrantes das áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins. Foram inscritos 3.971 alunos, sendo 2.169 ingressantes e 1.802 concluintes habilitados, dentro dos critérios de inscrição definidos pelo INEP. O percentual de comparecimento à prova foi de 73. 8%, com ausência de 26,1% dos estudantes concluintes habilitados e inscritos, com base no número total de inscrições.A prova foi aplicada no dia 26 de novembro, em locais determinados pelo INEP.

As ações implementadas pela PROGRAD, através da DIMET, voltadas para a conscientização da comunidade acadêmica acerca da importância do exame para a IES, para os cursos e para os alunos, pode ser notada nos percentuais apresentados.O comparecimento dos alunos à prova do Enade 2017teve um aumento de 13,9%, em relação ao Enade 2016.