QUESTÕES MAIS RECORRENTES SOBRE O ENADE

1. O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ele avalia o rendimento do estudante em relação ao conteúdo do curso, além do desenvolvimento de suas competências e habilidades e do seu nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial. O Enade é um componente curricular obrigatório e a situação de regularidade no exame deve estar registrada no histórico escolar do estudante para que ele possa colar grau.

2. Quais estudantes devem participar do Enade?

Nesse sentido, devem participar do Enade todos os alunos concluintes dos cursos que estão sendo avaliados no ano em questão. Os ingressantes não fazem prova, devendo, apenas, ser inscritos. A inscrição é feita exclusivamente pelo coordenador do curso.

3. Quais critérios definem o aluno ingressante e o concluinte?

Estudantes concluintes são os que já têm mais 80% de carga horária mínima integralizada do curso no último dia de inscrição, além daqueles com possibilidade de colar grau até julho do ano seguinte, independentemente da porcentagem integralizada. O estudante ingressante é aquele que ingressou na universidade no ano de realização do Enade e possui de zero a 25% carga horária mínima integralizada.

4. Quais são os instrumentos do Enade?

O exame é composto por: Questionário do Estudante; Prova; Questionário de Percepção de Prova; Questionário do Coordenador.

5. Quais as atribuições do aluno concluinte?

O aluno concluinte de curso habilitado ao Enade deve cumprir algumas obrigações definidas no edital: preencher o questionário do estudante e realizar a prova são atribuições obrigatórias. Além dessas ações obrigatórias, outras ações opcionais também estão disponíveis, todas no Sistema Enade. São elas: solicitação de atendimento especializado, de tratamento pelo nome social, indicação de curso preferencial para aluno que habilitado em mais de um curso, de dispensa de prova, além de recursos às solicitações negadas.

6. Qual a data e o local da prova?

A prova é aplicada no final do mês de novembro e o local é informado dentro do Sistema Enade, em data especificada no edital. É importante ressaltar que o local da prova só fica disponível para o aluno após o preenchimento do Questionário do Estudante no sistema.

DÚVIDAS FREQUENTES DOS ALUNOS DA UFS SOBRE O ENADE

7. Sou concluinte de um curso que está habilitado para o Enade desse ano, mas não consigo me inscrever. Como faço?

A inscrição do estudante concluinte no Enade não é feita pelo aluno, mas sim pelo coordenador do curso. Se você se encaixa na categoria concluinte, provavelmente você já foi inscrito no Exame pela coordenação do seu curso, e pode acessar o Sistema Enade em enade.inep.gov.br. Se você acredita que devia estar inscrito, mas não foi, consulte seu coordenador para confirmar sua inscrição.

8. Já concluí todos os componentes curriculares. Por que não posso me formar?

Por ser um componente curricular obrigatório, não estar regular no Enade já indica que o aluno não concluiu o curso. Por isso, para que o aluno diga que concluiu todos os componentes, ele precisa estar regular no Enade também, e isso significa, caso seja um concluinte no ano que seu curso esteja sendo avaliado, fazer a prova e responder o Questionário do Estudante.

9. Eu respondi o Questionário do Estudante, mas faltei à prova porque no dia o pneu do meu carro furou e não consegui chegar em tempo. Meu relato serve como justificativa para a minha ausência?

Não. O edital do Enade estabelece todas as justificativas válidas para a ausência à prova. Entre essas justificativas estão: acidentes de trânsito relativo à colisão ou atropelamento, assalto, casamento, roubo de documento, luto e problemas de saúde, devidamente comprovadas através de documentos. O sua justificativa deve ser apresentada no Sistema Enade, através da funcionalidade “Solicitação de Dispensa”, no período estabelecido pelo edital. O não comparecimento devido a problemas mecânicos com o transporte não será aceito pelo Sistema Enade.

10. Se eu perder a prova do Enade sem justificativa válida, só vou conseguir me formar quando fizer uma outra prova do Enade no futuro?

Não. Quando o aluno não responde o Questionário do Estudante e/ou falta à prova e não justifica de acordo com as normativas do Edital, ele fica em situação irregular até o fim das inscrições dos alunos para o ENADE do ano seguinte, quando o Inep regulariza automaticamente todos os alunos que ainda estiverem irregulares.

11. Eu fiz a prova e respondi o Questionário do Estudante, mas no meu histórico o Enade está “pendente”. Por quê?

A menção de pendência no histórico do aluno da UFS é uma menção padrão enquanto o histórico aguarda atualização e não deve ser motivo de preocupação para o aluno, caso ele tenha cumprido suas obrigações no exame. Caso o aluno já tenha condições de colar grau e tenha cumprido suas obrigações no Enade, ele deve apenas aguardar a atualização no seu histórico, o que deve ocorrer em breve.