Cursos de graduação ofertados

Atualmente, a UFS oferta 106 opções de cursos de graduação presenciais em seus 5 campi (São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto). Estes cursos abrangem 7 áreas de conhecimento, conforme classificação do CNPq: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes. A relação completa dos cursos de graduação presenciais ofertados e informações sobre o perfil de cada um deles podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.

O ensino de graduação integra a educação superior e tem por finalidade formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira. Os cursos de graduação, classificados como licenciatura ou bacharelado, são destinados a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham sido classificados em processo seletivo. A licenciatura desenvolve no licenciado competências para atuar como professor na educação básica; já o bacharelado, proporciona competências relativas a determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural e dá direito ao grau de bacharel.

Além disso, existem 2 modalidades de cursos de graduação na UFS: presencial e a distância. A primeira é aquela em que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem é realizada diretamente pelo professor, pressupondo a presença física do estudante às atividades didáticas e avaliações; a segunda é aquela na qual a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem ocorre através de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Os cursos de graduação a distância são gerenciados pelo Centro de Educação Superior a Distância (CESAD).

.